terça-feira, 12 de agosto de 2008

O REI DA CLASSE MÉDIA

Difícil acreditar que este fabuloso Chevy Impala 1960 Sport Sedan (4 portas sem coluna central e vidro traseiro panorâmico) com motor V8 283 (4.6 litros) de 190 hp brutos e interior monocromático dava ao cidadão americano um status parecido com o que um Siena ou, no máximo, um Astra Sedan dá ao motorista brasileiro de hoje. Realmente, os americanos não tinham do que reclamar naqueles anos de fartura, tanto que os sofisticados Impalas vendiam mais do que os espartanos Delray e Biscayne. O Impala foi lançado em 1958 como versão de apelo esportivo do Bel-Air, desbancando este como top-de-linha da Chevrolet a partir de 59, e se mantém como um dos nomes de maior carisma da marca até hoje. Embora a versão eleita pelos colecionadores seja a 1961, eu ficaria com o 1960 e sua traseira apelidada de "convés de porta-aviões", o canto do cisne do exagero que marcou o estilo ditado por Detroit nos anos 50.

Um comentário:

Renato Bellote disse...

Gasolina barata, preços bons e potência debaixo do pé direito.
Realmente - até 1973 - não tinham do que reclamar.