quinta-feira, 14 de agosto de 2008

TRADIÇÃO FORA DAS PISTAS

Com exceção de marcas que usaram conjuntos mecânicos de outras fábricas, como a Iso e a De Tomaso, talvez a única marca de supercarros que tenha desprezado as corridas como forma de promover e aperfeiçoar suas criações tenha sido a Lamborghini - excetuando-se uma breve e desastrosa passagem pela F-1 nos anos 90. Após uma famosa briga com Enzo Ferrari, em meio à qual teria dito ao Commendatore que o ensinaria como fazer bons esportivos de rua, Ferruccio Lamborghini colocou no mercado um formidável Grand Tourer todo desenvolvido com tecnologia própria, o 350 GT, que evoluiria para o 400 GT da foto acima, sempre tendo como proposta o uso estradeiro e não em pistas. Equipado com um V12 de 4.0 litros e 320 cv líquidos, ele era alimentado por seis Weber 40 duplos (uma boca para cada cilindro) e passava dos 250 km/h, pulverizando a concorrência e dando início a uma tradição que evoluiria para os modelos de motor central batizados com nomes de touros famosos.

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