quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O REI DA PICARETAGEM

Alguns construtores independen-tes ganha-ram a posteridade graças a projetos revolucioná-rios que acabaram se revelan-do um pas-so maior do que as pernas contra adversários ferozes - e nem sempre leais - já estabelecidos, como o americano Tucker e o brasileiro Democrata, sendo que só o tempo lhes fez justiça diante da fama de arapucas contra o consumidor que ganharam na época. Com o Emme 422T, produzido pelo grupo Megastar em 1998, foi diferente: situada em Pindamonhangaba, a marca comprou um lote de motores turbo 2.2 rejeitados pela Lotus britânica e fabricou uma cópia mal-feita do protótipo Volvo ECC com um tipo de plástico de alta tecnologia chamado VeXtrim e, após a fabricação de algumas unidades e um suposto investimento de US$ 200 milhões, encerrou suas atividades sem nenhuma explicação, deixando órfãos os dez ou doze compradores do problemático sedã, que chegou a ser encarado como possível concorrente da BMW M5. A imprensa chegou a levar a Emme a sério: uma unidade de pré-série de 1997 chegou a sair na capa de uma Quatro Rodas com a alcunha de "O Lotus Nacional", já que o modelo chegou a carregar o emblema da marca britânica. O exemplar da foto, tirada do site do Flávio Gomes foi flagrado em Lindóia/2008 - confesso que nunca vi o carro - e as informações acima foram extraídas dos comentários da legião de blogueiros que o freqüenta e de uma ótima matéria no Best Cars.

8 comentários:

Chico Rulez! disse...

O Henrique meu amigo (filho do James) já andou num. Acho que o James esteve com um pra vender há algum tempo atrás. Inclusive, as fotos e o texto dessa reportagem são do Kiko.

Gustavo disse...

Rei da picaretagem e feiura!

Luís Augusto disse...

Chico, se o James ainda tiver o carro, gostaria muito de dar uma volta nele. Na verdade, eu fui um dos que se entusiasmaram na época com a possibilidade de um supercarro brasileiro e seria legal poder conhecê-lo pessoalmente 20 anos depois.

Chico Rulez! disse...

Não, era de um cara daqui de BH que vendeu pra SP há muito tempo, olha lá na reportagem. Eu também tenho muita curiosidade com esse carro.

Luís Augusto disse...

Eu li a reportagem, até coloquei o link dela no post, como aprendi no curso à distância (rsrsrsrs), mas não me liguei que era o carro que esteve com o James era o da reportagem.

Felipão disse...

Luís...

Teve um super carro também, o Aurora, que foi produzido com a mesma intenção...

Só não lembro a motorização...

Lá pelos idos de 92/93...

Só que o Aurora era bonito...

Agora, esse aí...

Luís Augusto disse...

Felipão, o Aurora foi um grande projeto com motor VW AP 2.2 turbo que acabou sendo abortado por causa da abertura repentina das importações. Seus empreendedores amargaram um enorme prejuízo e o carro não passou da fase de protótipo, tendo sido visto no Salão do automóvel de 90. Diferente da Emme, que chegou a colocar o carro no mercado e fez o público acreditar que se tratava de um legítimo Lotus.

Felipão disse...

foi isso mesmo Luis...

Inclusive estive nessa edição do Salão do Automóvel...

Valeeeu