terça-feira, 17 de março de 2009

CHARME ORIENTAL

A questão foi levan-tada pelo Tohmé, do excelente minumundo, e serve de resposta àqueles que acham que a indústria japonesa dos anos 60 só produzia cópias baratas dos produtos europeus. Confesso que não conhecia o Isuzu Bellett 1600 GTR, um cupê esportivo com pouco mais de 1000 unidades produzidas a partir da linha Bellett (que contava com diversas opções de carroceria) entre 1968 e 1970, antecipando ícones como os BMW 2002 e Opel Manta SR. A estratégia de viabilizar a produção de um cupê esportivo de desempenho diferenciado, baseado em uma linha mais ampla, havia sido inaugurada na década anterior pelo Alfa Romeo Giulietta e, como sempre, os meticulosos japoneses levaram o conceito à perfeição, com um 1.6 de duplo comando, dupla carburação e 120 cv líquidos vestido por uma carroceria muito elegante, e obtiveram mais sucesso comercial do que a Toyota, que apostou no muito mais caro e exclusivo puro-sangue 2000 GT. Um dos veículos mais cultuados do Japão atualmente, o Bellett 1600 GTR representa a glória e o ocaso da Isuzu entre os entusiastas, já que, a partir de 1971, sob controle da GM, ela passou a produzir cópias de veículos Opel, enquanto as marcas rivais consolidavam a identidade própria dos carros japoneses.

5 comentários:

Helio Herbert disse...

Também não conhecia esse carro,interessante...

Luís Augusto disse...

Pois é, Hélio, para nós brasileiros, a frente dele parece um cruzamento perfeito da do Fissore com a do primeiro Corcel GT, não acha?

Anônimo disse...

Luís, obrigado pela citação.
Mas o carro é lindo, não?

Luís Augusto disse...

Lindíssimo, um dos cupês mais elegantes dessa safra.

1k2 disse...

Teve coupés bonitos como o Fairlady da Nissan, o N360 da Honda e por aí vai...