domingo, 31 de maio de 2009

FOGUETE ORIENTAL


Apesar de ter provado que sua excelência tecnológica ia muito além dos carros comuns de passeio desde os anos 60, com o Toyota 2000 GT e o Isuzu Bellet 1600 GTR, a indústria japonesa só atingiu a maioridade no mundo dos supercarros ao lançar o fantástico Honda NSX, o primeiro esportivo nipônico realmente capaz de se igualar - ou mesmo superar em alguns aspectos - aos melhores puro-sangues europeus. Tendo sido o primeiro carro de produção em série do mundo a usar chassi, motor e braços de suspensão inteiramente em alumínio, ele ganhava em leveza e qualidade de construção, enquanto o excelente V6 VTEC 3.0 de 270 cv líquidos, montado em posição central, garantia o 0-100 km/h em pouco mais de 5 segundos; o acerto final do projeto teve até a participação de Ayrton Senna, que se valia dos motores da marca na F-1 desde o seu último ano na Lotus. Lançado em 1990, o NSX sofreu poucas modificações até sua retirada de linha em 2005, provando a perfeição do conceito, e ganhou diversos prêmios da imprensa especializada no decorrer de sua carreira, mas suas vendas nunca atenderam às expectativas da Honda, a quem faltava a aura de exclusividade necessária para ingressar em um mercado tão restrito como o de superesportivos - nem as vendas sob a marca Acura, no mercado americano, foram capazes de dar ao NSX números comerciais mais expressivos. Há notícias de apenas duas unidades desse samurai no Brasil, sendo uma delas o Acura NSX 1992 da foto, flagrado ontem almoçando no Alphaville na companhia de outros clássicos.

10 comentários:

Germano disse...

uma coisa interessante do NSX foi que o Senna ajudou a desenvolver a parte estrutural e o Satoru Nakajima auxiliou no desenvolvimento do motor do carro

Luís Augusto disse...

Sim, sim! Houve também a participação do Bobby Rahal em uma época em que a Honda tentava se firmar como fornecedora da Indy.
Mas o que marcou mesmo foi a participação do Senna.

M disse...

O carro é realmente uma parada !
Não dá mesmo para entender porque não fez maior sucesso nos USA.

Felipão disse...

Vou com o M. Não dá pra entender pq não emplacou. Lembro como se fosse hj, na época, do Senna pilotando o carro, mostrando o que o bólido era capaz de fazer...

Gustavo disse...

Me comentaram alguns amigos que trabalharam na Honda quando este modelo foi vendido por aqui que o carro tem falhas estruturais graves devido a sua construção em aluminio buscando menos peso. Resumindo, o carro racha.

Luís Augusto disse...

Gustavo, essa informação é novidade para mim.
Difícil acreditar, considerando o prestígio que ele atingiu entre os conhecedores...

roberto zullino disse...

O carro é excelente, faz sucesso na Inglaterra até hoje como Ferrari eater.

Francisco J.Pellegrino disse...

Não confio na Honda, nem no meu Honda !

De Gennaro Motors disse...

tem um video do senna andando com este carro em FUJI.....espetacular!

Luís Augusto disse...

Creio que a exibição foi em Suzuka. O circuito de Fuji está mais ligado à Toyota.