quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TRAÇÃO À FRENTE DO SEU TEMPO


Já que os leitores têm gostado de ver os grandes clássicos comentados aqui, eis uma das peças mais interessantes das coleções brasileiras, o Cord L-29 1929, vencedor do Troféu Roberto Lee em 1995 e fotografado no Brazil Classics 2006. Tendo causado alvoroço nos EUA na época do seu lançamento graças à beleza e fluidez das linhas - revolucionárias até para os padrões europeus, com seu centro de gravidade baixo e espaço interno generoso - e ao ineditismo da tração dianteira, ele teve a infelicidade de ter sido lançado pouco antes da quebra da Bolsa de Valores em outubro daquele ano, que arrasaria a classe média alta americana, público alvo da Cord. Apenas 5300 exemplares encontraram compradores até 1932, ano da despedida do L-29 e, embora o sistema da Cord tenha sido um sucesso do ponto de vista da engenharia, ele não fez escola fora da marca nos EUA, tendo apenas a linha 810/812 como sucessora até a falência da empresa em 1937. Se não deixou uma linhagem de sucesso em seu país, o L-29 mostrou o caminho para a Citroën desenvolver o Traction Avant, que, além da tração dianteira, também tinha centro de gravidade mais baixo do que a concorrência e ótimo espaço interno, possibilitado pela colocação do câmbio à frente do motor, como no seu predecessor - reparem o ressalto abaixo da grade do radiador na foto acima. Seria somente em 1966 - 37 anos após o lançamento do Cord - que os americanos veriam novamente um grande carro com tração dianteira produzido em sua terra, o Oldsmobile Toronado, que também acabou frustrando as expectativas mercadológicas da marca, apesar do ótimo trabalho da engenharia.

10 comentários:

Germano disse...

não sou fã de carros americanos...mas respeito os Cord, foram inovadores nessa época.

Sobre os Moskvitch, eles não eram cópias dos Opel, mas Opels feitos na URSS, após a guerra, a URSS levou tudo o que tinha na fábrica da Opel, até os toaletes...HUHAHAHAHAHAHAHA

Guilherme da Costa Gomes disse...

Vale dizer que os Cord L-29 fechados são mais raros que os cabriolet. No Brasil existe outro L-29, conversível, "escondido" há décadas...
O Cord em questão pertence a uma coleção de Vassouras-RJ.
Vale lembrar também dos Concorde, nacional fora de série com inspiração nesse modelo.
Abraço,

Luís Augusto disse...

Grande Guilherme, obrigado pela complementação.
Quanto ao Concorde, acho um desastre estilístico, algo com tanto valor quanto uma nota de US$ 7,00

M disse...

O L-29 cabrio que pertecia ao saudoso amigo Romeu Siciliano é excepcional !

Luís,
Sinto discordar de vc. Acho o carro do Storani bem interessante.

Luís Augusto disse...

Acho um carro vistoso, mas pouco interessante...

Felipão disse...

Muito elegante. Gosto demais desse carro... E com placa amrela??

Anônimo disse...

O Cord L-29 diputa com o Ruxton a primazia de ter sido o primeiro carro com traçao dianteira produzido em serie. Foi um prjeto da Auburn Automobile company, que desde 1903 fabricava os automoveis Auburn na cidade do mesmo nome, estado de Indiana. A mesma Auburn Automobile Co. adquiriu a Duesenberg em 1926 e fabricou alguns dos mais belos exemplares de automoveis feitos naquela epoca...Luis Augusto, por que não um post sobre Duesenberg?

Luís Augusto disse...

Oi Anônimo, creio que você está se esquecendo do DKW Front!

Anônimo disse...

Olá Luis Augusto, salvo engano (peço aos entendidos que me corrijam)o DKW F 1 front foi fabricado a partir de 1931?
Herve

Luís Augusto disse...

Herve, você tem razão!