terça-feira, 22 de março de 2011

CAMARO II


Na virada dos anos 70, com a consolidação dos muscle-cars nos EUA, o estilo pony-car estava ficando para trás, tendo os estilistas das Big Three se debruçado sobre as pranchetas para anabolizarem seus cavalinhos, que haviam reinado no imaginário dos norte-americanos na segunda metade dos anos 60. A partir de então, os caminhos adotados pelas rivais foram diferentes: enquanto o Mustang partia para adereços de carro de pista e o Barracuda assumia um visual ostensivamente musculoso, o Camaro migrou para um apelo mais sofisticado em sua segunda geração, seguindo a tendência apontada anteriormente pelo Pontiac Firebird - embora a Chevrolet continuasse oferecendo o Z/28, que fazia 0-60 mph em respeitáveis 6 segundos! Lançada em 1970, a aposta se mostrou acertada e a segunda geração do Camaro foi um grande sucesso de vendas e seguiu sem grandes alterações até 1980, graças ao bom-gosto de suas linhas de inspiração européia e ao padrão de acabamento de carros de luxo, tendo, inclusive, chegado em quantidades razoáveis ao Brasil em uma época de proibição quase absoluta das importações - até Silvio Santos tinha o dele. O exemplar da foto, um LT 1974, ilustra bem essa fase do Camaro, trazendo a mecânica padrão da época, o V8 350 com câmbio automático, e está sendo posto à venda pelo Nik Ramos, que comprou recentemente um Fordão Flathead e quer confirmar a máxima de que Ford e Chevrolet não dividem a mesma garagem.

Um comentário:

M disse...

Bom carro !
Preço honesto !