terça-feira, 7 de junho de 2011

NOBRE INGLÊS DE ASCENDÊNCIA ALEMÃ


Considerada o fabricante de veículos mais antigo da Grã Bretanha, a Daimler Motor Company começou suas atividades em 1896 ao construir, sob licença, os motores de combustão interna do pioneiro alemão Gottlieb Daimler, tendo obtido deste a autorização para usar seu nome na Inglaterra. Seus veículos logo chamaram a atenção da nobreza britânica, que adotou a marca nas décadas seguintes - ao contrário do que se imagina, a rival Rolls-Royce nem sempre foi estreitamente ligada à nobreza e, nos anos 20, seu maior público eram os industriais, artistas e novos-ricos da Europa e EUA, ficando a então prestigiosa Daimler mais ligada à aristocracia. Considerada um dos expoentes da engenharia inglesa no período entre-guerras, a marca ficou associada ao desenvolvimento dos motores Knight, sem válvulas (que mais tarde fariam história sob a marca Napier equipando os caças Hawker Tempest da RAF), e da caixa pré-seletora, mas conheceu a decadência após o fim da II Guerra, já que seus modelos perderam progressivamente o apelo da exclusividade com a adoção de soluções baratas e estilo genérico para os modelos de entrada, que acabaram afastando seu exigente público. Em 1960, após o lançamento do malfadado SP 250 e em meio a dificuldades financeiras, veio a absorção pela Jaguar, ficando os Daimler relegados ao papel de Jags com grades e detalhes mais conservadores. O modelo da foto, um Sedanca Coupé Gurney Nutting 1939, com carroceria especial toda em alumínio, foi pensado para ser dirigido pelo proprietário, dispensando-se o motorista particular, e traz detalhes interessantes para mimar seu condutor: um macaco hirdáulico acoplado a cada roda, caixa pré-seletiva, teto removível para os ocupantes do banco dianteiro e acabamento rico em detalhes, como as charmosas portas revestidas em palha. O portamalas tinha compartimentos separados para bagagens e ferramentas e o motor de oito cilindros em linha, dotado de válvulas convencionais, tirava 83 cv de 4.0 litros. Como naquele mesmo ano a Europa entraria novamente em convulsão por causa da II Guerra e, após o conflito, a Daimler nunca mais foi a mesma, essa unidade é um verdadeiro canto de cisne, tendo levado para casa o Troféu Roberto Lee no Brazil Classics 2008.

10 comentários:

Anônimo disse...

Espetacular. Manter limpas estas portas revestidas de palha deviam ser uma tarefa ingrata, principalmente naquela época de muitas ruas/estradas sem pavimentação.
Vecchio

Francisco J.Pellegrino disse...

Luis, magnifica peça de coleção.

Paulo Levi disse...

O Vecchio tirou a palavra da minha boca: espetacular. Obrigado pelo post!

M disse...

Tem um Light30 Tourer 1922 perdido por aqui.

Luís Augusto disse...

M, não seria um 1921 branquinho?

Luís Augusto disse...

Paulo, Vecchio o Chicão, realmente o carro é espetacular!

M disse...

Nananina-não !
É um 22 mesmo, preto, não restaurado e inteiro original !

Corsário Viajante disse...

Fico imaginando estas portas de palha na chuva ou mesmo no clima úmido britânico...
Ainda bem que o público alvo com certeza tinha garagem coberta e outras opções nos dias chuvosos...

Luís Augusto disse...

Certamente!
Esse carro me parece típico da aristocracia rural britânica.

Joel Gayeski disse...

Revestimento em palha, [i]no, thank's, Sir[/i].
No mais, um belo carro.